Páginas

sexta-feira, 27 de julho de 2012

O Poço do Sino

         


          Um Homem bastante rico, residente em Recife, era vítima de uma doença incurável.  Com medo de morrer, fez uma promessa à Nossa Senhora da Escada: se ficasse bom, daria um sino de ouro à igreja.  Pouco tempo depois, ele recuperou totalmente a saúde e procurou pagar imediatamente a promessa.  Comprou um belíssimo sino de ouro e doou à Matriz, o qual foi instalado pelo Padre na torre do templo.       Aconteceu que, diante da suntuosidade do sino, uma mulher da vida achou que a beleza dele se contradizia com a simplicidade da Igreja.    Ao meio-dia, quando o sino tocou, ela blasfemou:
        "Mal empregado! Um sino tão bonito numa Igreja tão feia!"     No momento, o sino de ouro desprendeu-se da torre, saiu rolando morro abaixo e caiu num poço localizado no Rio Ipojuca, que passa por trás da Matriz. Na mesma ocasião, uma enorme serpente que por ali andava enrolou-se nele, passando a habitar no fundo do poço.
         Conta a lenda que, de sete em sete anos, o povo ouvia um barulho estranho dentro do poço, como se a água estivesse borbulhando. Com o transcurso do tempo o ruído desapareceu e, até os dias de hoje, o poço ficou conhecido como "O poço do Sino"

Livro: Lendas, Mitos e Histórias da Terra dos Barões

Autora: Mariinha Leão

12 comentários:

  1. gostei de seu blog adicionei ele a nossa blogfera ok

    http://blogsferavitoriense.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Que legal. Já tinha lido o livro dela na escola...

    ResponderExcluir
  3. alguém tem esse livro em pdf para me enviar?
    e-mail: renatto.bollado@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Eu já tinha lido a história de Escada,há trinta anos atrás fiz um trabalho escolar,na época em que eu morava lá e é muito interessante.Amei

    ResponderExcluir
  5. Quando criança meus avós, morador de Escada, contavam uma lenda da sereia do sino de ouro. Havia um barão que tinha uma filha com defeito no pé e este Senhor pediu a Nossa Senhora da Escada que curasse a sua filhinha e prometeu que daria para a igreja um sino de ouro pela cura da menina. A menina foi curada, mas consumida pela inveja, resolveu subir no alto da igreja e cortar o sino, sendo levada pelo vento e caindo no rio onde permanece até hoje. E afirma alguns campesinos que a menina virou uma sereia c corpo de cobra e vive enrolada no sino cuidando p que ninguém o roube. E alguns pescadores viram esta menina sereia com corpo de cobra sair p se alimentar de animais(cabra, bode e vaca) que pastavam próximos ao rio. Essa era a história que ouvia e que ainda hoje lembro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante,é quase a mesma coisa só mudando alguns detalhes

      Excluir
  6. Talvez seja porque você não conhece o significado de lenda. Obrigada pelo comentário.

    ResponderExcluir