Páginas

terça-feira, 20 de março de 2012

O Escravo Alforriado



         Na época da escravidão aconteceu um fato interessante na zona rural de Escada, no Engenho Gaipió, (hoje pertencente ao Município de Ipojuca.) O proprietário do engenho, possuía um escravo, com o qual se relacionava muito bem.
        No período em que a cidade foi atacada por uma das epidemias de varíola, o bom escravo foi vitimado pela doença, vindo a falecer. O senhor do engenho, muito pesaroso, preparou tudo para o sepultamento. Na hora em que o corpo descia à sepultura, para supresa de todos, o escravo tornou. Retirado do local, foi levado para o engenho onde recebeu cuidados especiais, recuperando assim a saúde. O patrão, ainda emocionado pelo que aconteceu, resolveu fazer uma supresa ao negro escravo. Preparou uma carta de alforria e o presenteou, concedendo-lhe dessa forma, o direito de viver em liberdade até os últimos dias de sua existência.

Livro: Lendas, Mitos e Histórias da Terra dos Barões.
Autora: Mariinha Leão.

Um comentário:

  1. Uma crônica muito viva! Gostei muito. Gostaria de ter acesso a outros documentos narrativos os quais possam descrever parte da nossa história e identidade. Abraços...

    ResponderExcluir