Páginas

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Origem Lendária de Escada

  

             A origem lendária de Escada remonta de tempos longínquos, quando as exuberantes e virgem matas verdejantes ornamentavam nossa terra pueril.
   Foi berço dos nossos índios, primordiais habitantes, senhores desse torrão, que aqui se radicaram desenvolvendo sua cultura, sua crença, seus costumes; banhada por um rio gigantesco e cristalino, forte e sadio que enaltecia e adornava o nosso solo, o qual  se tornou também fonte de alimento para nossos ameríndios que, além da pesca, nutriamse de caça, frutos silvestres e demais recursos que a natureza mãe pudesse lhe oferecer.
   Foi em épocas remotas, quando Escada era ornamentada por essas paisagens fascinantes já relatadas, que dois caçadores encontraram nun tronco, onde hoje existe a nossa Matriz, uma santa chorando com uma escada nas mãos.         A mesma foi levada pelos caçadores a Ipojuca e entregue aos padres daquela cidade. No dia seguinte a Santa apareceu novamente chorando no tronco onde foi encontrada.  O fato repetiu-se três vezes. Ela era levada para Ipojuca e voltava para o tronco, em Escada. Diz a lenda que os padres de Ipojuca resolveram fazer uma capelinha no lugar onde a Santa apareceu. Dentro da capela construíram um quarto, onde ela foi  colocada e, em frente ao quarto, desenharam sua imagem com uma escada nas mãos. Até os dias de hoje, fiéis que zelam a Igreja e lhes dedicam carinhos especiais: cortam suas unhas, dão banho e trocam suas vestes, mantendo em sigilo a sua existência.
   Em sua homenagem, a cidade recebe o nome de "Escada" por causa da escadinha que trazia nas mãos; a santa tornou-se padroeira da cidade com o nome de Nossa Senhora da Apresentação da Escada.
                Entretanto, tudo não passa de uma lenda.

Livro: Lendas, Mitos e Histórias da Terra dos Barões.
Autora: Mariinha Leão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário