Páginas

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Comadre Fulorzinha* e Suas Peripécias nas Matas de Escada

  
             Comadre Fulorzinha  é uma personagem lendária que vive nas matas.  É  temida e respeitada por alguns caçadores e pessoas que ali trabalham e nela acreditam.

    Nas matas da cidade de Escada várias peripécias foram praticadas por ela.

    Muitos moradores da zona rural do nosso município afirmam ter visto a Comadre Fulorzinha.  Dizem que é uma linda cabocla.  Para outros, é uma menina muito bonita, alva, cabelos loiros e longos, vestida de branco, aparentando 10 anos de idade. Além das matas, ela aparece  nos engenhos e sítios, assustando as pessoas com empurrões, tapas, relhos de bater em cavalo, assobios fortes e finos, que provocam  surdez instantânea. Afirmam também que ela gosta de fazer, nos cavalos tranças bem finas e perfeitas. Quando alguém percebe a sua aproximação nas matas ou engenhos, procura logo afugentá-la, batendo com uma enxada numa pedra, pois não aprecia o barulho e vai embora.  Para agradá-la, os caçadores costumam colocar, em qualquer tronco da mata, fumo e mingau sem sal.

   Em Vargem Grande, Cachoeira Tapada, um caçador que duvidava e zombava muito da Comadre Fulorzinha, foi à mata e colocou para ela mingau com sal.   Após alguns dias, ele foi caçar e não voltou para casa. Seu irmão saiu a sua procura e o encontrou, amarrado num  tronco com cipó; seu corpo demonstrava sinais de espancamento. O caçador recordou apenas que estava na mata e subitamente, começou a apanhar. Só que ele sentia as lapadas, mas não via quem estava batendo. Ficou aterrorizado, perdu os sentidos e, quando tornou, já estava amarrado.  A partir desse dia, ele começou a ter medo e respeito pela Comadre Fulorzinha.

     O termo "fulorzinha" foi grafado da forma como a população pronuncia na região.

Livro: Lendas, Mitos e Histórias da Terra dos Barões.
Autora: Mariinha Leão.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo blog.
    Escada estava precisando de algo futuristico
    sobre nossa cidade.

    continuen assim

    ResponderExcluir