Páginas

terça-feira, 8 de março de 2011

A Matriz ( lenda )


                      A "Matriz de Escada" foi construída, em 1874, pelo missionário frei Caetano de Messina Sobrinho. O projeto arquitetônico é de autoria de frei Francisco de Vicenzi, o famoso arquiteto da Igreja da Penha.
Situada no alto da cidade numa superfície de 410 metros quadrados, com fachada de 18 m e 20 cm de largura e 14 m e 40 cm de altura. No transcurso da sua história teve a construção interrompida três vezes: o motivo foi a inimizade entre um dos párocos de Escada e o capitão-mor da povoação Manuel Tomé de Jesus, o qual mandava demolir a construção assim que era iniciada. Anos depois os trabalhos foram concluídos. Artisticamente, a Matriz apresenta um estilo indefinido com a presença do barroco, o romano e um pouco do gótico. No decorrer dos tempos, ela passou por várias reformas sofrendo agressões internas e pequenas modificações na parte externa, perdendo parcialmente a sua originalidade.
Foi nesse tempo suntuoso, na primeira década so século XX que aconteceu o extraordinário conto do além. Um cidadão escadense caminhava na calada da noite pela rua da Matriz. Ao se aproximar da antiga Câmara Muinicipal, viu a Igreja com as portas abertas e as luzes acesas, como se estivesse nun clima festivo. Ele parou e ficou observando a cena sem ter explicação para o fato, pois se alguma comemoração estava acontecendo àquela hora, não era de seu conhecimento. Álem disso, o Pe Pedrosa que era Vigário de Escada e estava ausente da cidade. O homem caminhou vagarosamente , sempre olhando para o templo e admirando a intensa claridade do ambiente. Ao chegar bem perto da Igreja, as luzes apagaram-se, subitamente, e tudo desapareceu, deixando o homem atônito. Ele saiu correndo pela Rua Vigário Simão, sem ter explicação para o episódio que acabava de vivenciar.

Livro: Lenda, Mitos e Histórias da Terra dos Barões.
Autora: Mariinha Leão                                              

Nenhum comentário:

Postar um comentário