Páginas

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Cícero Dias






















    










    Cícero Dias nasceu no dia 05 de março de 1907, no Engenho de Jundia, em Escada, um dos maiores pintores brasileiros, e a maior personalidade escadense foi o sétimo filho do Sr. Pedro dos Santos Dias e da Sra. Maria Gentil de Barros Dias.
Era neto do Barão de Contendas, Antonio Epaminondas de Barroa Correia, por parte de mãe, e então presidente da Província de Pernambuco na época. Até a década de 20, no ínicio , até aos 13 anos viveu no engenho.
Passou curta temporada no Rio de Janeiro estudando pintura. Em 1927 realizou sua primeira exposição individual no Rio de Janeiro e, em 1928, abandona a Escola de Belas Artes e dedica-se exclusivamente à pintura. Em 1937, executa o cenário do “ballet” de Serge Lifar e Villa Lobos, expõe em coletiva de modernos em Nova Iorque e viaja a Paris, onde se fixa definitivamente. Seguiu para Paris em 1937, onde reside até hoje. Em Paris, tornou-se amigo de Picasso, do poeta Paul Éluard, e entrou em contato com o surrealismo. Durante a ocupação da França é feito prisioneiro dos alemães.
Em 1943 participa do Salão de Arte Moderna de Lisboa, obtendo premiação e, em 1945, volta a Paris, ligando-se ao grupo dos abstratos. Nesse ano, expõe e, Londres, na Unesco em Paris e em Amsterdam. O ano de 1948 marca uma atividade mais intensa no Brasil, interessando-se sobretudo por murais. Em 1949, comparece à Exposição de Arte Mural, em Avignon, na França. Em 1950 participa da Bienal de Veneza. Em 1965 a Bienal de Veneza realiza exposição retrospectiva de quarenta anos de pintura. Em 1970, realiza individuais no Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. Em 1981, MAM realiza retrospectiva sobre sua obra.
Segundo Flávio de Aquino, a arte de Cícero Dias nos prova que “a pintura pode perfeitamente expressar um profundo sentimento de vida e de movimento, tem intenso sentido orgânico, sem recorrer às formas da nossa realidade quotidiana. Ao primeiro contato com esta arte alegre e violeta o espectador sente imediatamente uma explosão de cor e, logo após, um subseqüente sentimento de vida”.
No dia 28 de janeiro de 2003 em sua casa na rue Long Champ, em paris, após 40 anos de residencia, falecia Cícero Dias. Foi seputado no Cimiterio Mont Parmasse na capital francesa.

Autor :José Luís Minduca
Livro : ESCADA Riqueza de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário