Páginas

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Engenho Conceição





 
          Situado  às margens da BR-101 no sentido de Ribeirão, distando aproximadamente 9,2 km da área urbana do Município de Escada. O acesso ao pátio da casa-grande está em bom estado. O chalé, também construído no fim do século XIX início do século XX, possui um porão na parte posterior. É  feita em alvenaria de tijolos, com cobertura em duas águas adornada em lambrequim de madeira, sendo a coberta da casa mais alta que o do alpendre. Este em "L" com colunas de ferro, guarda corpos também em ferro. Acima  do telhado do alpendre cercaduras em massa. Seu estado de conservação é bom.
    Na frente da casa, do lado direito de quem chega existe construção que encobre parte da visão frontal da mesma. Uma capela numa pequena colina próxima à casa, embeleza o lugar, que tem seus arredores gramíneas, palmeiras,bicas fruteiras e um açude.

Livro: Escada, Riqueza de Pernambuco.
Autor: Luís Minduca.

16 comentários:

  1. Queria conhecer o lugar que minha mae foi criada

    ResponderExcluir
  2. Fui criada aí em Engenho conceição,vivi minha infância Feliz.tempos difíceis, porém Feliz Saudades...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu morei ai sou filho de zé gomes (ex-motorista) e Zélia (ex-professora)

      Excluir
    2. Oi, quem é você? Se lembra de duas meninas? Conceição e Prazeres?

      Excluir
    3. Lembro de dona socorro era minha professora, ela tinha filha chamada Zélia

      Excluir
  3. Nasci, nesse lugar.lembro bem das dificuldades que eu e mi ha famolia passamos ,ficaram as lembraças.lembro da minha professora que se chamava dona Socorro .

    ResponderExcluir
  4. Passei minha infância aí com meus avós ,dona Alaíde e seu Zezinho.
    Tempos difíceis porém felizes.Saudadessss.

    ResponderExcluir
  5. Saudades dos meus queridos padrinhos.
    Zé Luis e dona Amara.😍

    ResponderExcluir
  6. Panfila da Silveira Lins Cavalcanti faleceu em17 de abril de 1866 e foi sepultada na capela do engenho Conceição.Ela era filha dos Viscondes de Utinga (engenho Matapiruma) e era casada com Antônio Marques de Holanda Cavalcanti e tiveram uma descendência de 10 filhos.

    ResponderExcluir
  7. Queria o contato desse engenho para conhecê-lo

    ResponderExcluir
  8. Morei nesse Engenho na década de 1970 o nome da minha professora era Lia.
    Tinha umas irmãs na escola com nome de Prazeres,Socorro, Nazaré.

    ResponderExcluir
  9. Sou filha de Manoel João e Paulina casei nessa igreja dia 05/01/1975 me chamo Mercês

    ResponderExcluir
  10. Meus pais são enterrados no fundo da igreja

    ResponderExcluir
  11. Sempre que vou a Escada vou no engenhoo
    meus pais foram enterrados atrás da igreja

    ResponderExcluir
  12. Oi! Vi o vídeo desse engenho,achei muito legal! Interessei -me também pelo fato do morador do engenho ter citado que sua avó teria tido uma casa em Águas Belas,PE. Eu gostaria de saber o nome dela todo. O rapaz só falou que se chamava Antônia.Alguem sabe de Que?

    ResponderExcluir
  13. Boa noite, gostaria de comprar chocolate com vcs.

    ResponderExcluir