Páginas

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Engenho Matapiruma





          Distante 18 km, da sede do município. Foi uma das residências do Barão de Suassuna.
A casa-grande também ficou famosa por ter hospedado o Imperador D. Pedro II. Em 1859. do Conjunto arquitetômico; Casa-grande, capela e senzala, só a senzala continua de pé, sendo hoje, ultilizada por trabalhadores do engenho, como moradia. Foi construída entre a casa-grande e a capela. Seu alpendre arqueado em alvenaria, de fustes cilíndricos e capitéis toscos. A casa-grande possuia um estilo colonial altêntico. Hoje avistamos só ruinas dos trechos de uma fundação e raros pedaços de paredes.
Ela datava do ano de 1800. A capela cuja padroeira era Nossa Senhora da Conceição, Foi construida em 1817, também estar em ruínas resta apenas um pedaço da fachada, da parede central e da parede posterior. Possui grande valor histórico e cultural.

Livro: ESCADA, Riqueza de Pernambuco.
Autor: Luis Minduca.

11 comentários:

  1. HOJE, VIVO TRISTE AO LADO DE MINHA MÃE MARIA LUIZA, QUE FOI CRIADA PELO BARÃO ATÉ A SUA MORTE. DEPOIS A VIDA DELA MUDOU E CAIU NO DESPREZO DOS DEMAIS QUE FICARAM. NANDO2KTEIXEIRA@YAHOO.COM.BR

    ResponderExcluir
  2. Vovó Anna Rita de Holanda Cavalcanti, era a irmã caçula do Barão de Suassuna (tio Henrique como todos o chamavam aqui em casa) sendo vovó filha do segundo casamento!!! temendo por sua morte visto qui os outros filhos, nunca aceitam a madrásta já a filha tem o sangue do pai tudo bem, menos mal o coronel Antônio de Holanda Cavalcanti, mais conhecido como (Barão de Mameluco) pai de tio Henrique e vovó Anna Rita, presenteou a mesma com o Engenho mameluco de papel passado em cartório de escada, e a documentação foi guardada na casa grande de mameluco, onde vovó nasceu e foi batizada na capela privada do dito engenho mameluco 31 de Dezembro de 1880,os padrinhos Dr. Francisco Lacerda do Rego Barros e Dona Mariana de sá do rego Barros!!! O padre qui fez o batizado foi o vigário Simão de Azevedo Campos. Mesmo assim com a família sabendo, quando o pai de vovó morreu, os documentos sumiram da casa grande do engenho mameluco e também do cartório!!! e assim ficou até tio Henrique falecer em 1944 em um sobrado na Rosa e Silva perto do clube náutico capibaribe e próximo ao bonito solar na rua santo Elias número 288 no Espinheiro qui o mesmo presenteou a vovó!!! sobre o inventário do mesmo, vovó Anna Rita recebeu duas mil ações da usina barão, duas mil ações do moinho recife, quinhentas ações da divida pública para construção do cais do porto, no valor de cem mil reis na época, valia uma fortuna e o engenho taquara onde o mesmo nasceu, ironia do destino, mas a vida é mesmo assim faz e desfaz com a gente!!! # fredjóyasociety

    ResponderExcluir
  3. Por hoje chega tô cansado, vou para porto de galinha para um aniversário de uma amiga qui Deus na sua infinita misericórdia abençoe a todos vocês!!! # fredjóyasociety

    ResponderExcluir
  4. Nando meu querido, não fique triste tudo nessa vida passa!!! quando as filhas de vovó Anna Rita, as qui mi criaram como um filho, Dr Celina(tia Celina) Dr, Maria Rita(mãe lia) e Helena Gonçalves da Rocha(mãe Lena) as 3 solteiras, manifestaram seu desejos qui eu fosse seu herdeiro!!! Você não imagina o qui passei, mas saí vitoriosa e de cabeça erguida!!! lembra-te aquele qui despreza o seu irmão também será desprezado, e tudo qui plantamos, cedo ou tarde colhemos!!! Força meu querido, um dia nós encontraremos no céu ou no inferno, e todos seremos julgados na presença de Deus, e cada um pagara conforme o qui plantou de bom ou ruim!!! Quanto a isso tô tranquilo!!! # fredjoyasociety

    ResponderExcluir
  5. Segundo eu sei, muita gente toma carona no sobrenome " Suassuna" mas parentes de tio de tio Henrique tem qui ter o nome Henrique Holanda Cavalcanti, Barão de Suassuna é o título dele, outro parente dele, o Visconde de Suassuna, eram primos e de vovó Anna Rita de Holanda Cavalcanti, e o brasão da família Holanda Cavalcanti e Gonçalves da Rocha, se conhece muita gente com esse apilidio Suassuna, e não tem nada com o mesmo!!!

    ResponderExcluir
  6. Segundo eu sei, muita gente toma carona no sobrenome " Suassuna" mas parentes de tio de tio Henrique tem qui ter o nome Henrique Holanda Cavalcanti, Barão de Suassuna é o título dele, outro parente dele, o Visconde de Suassuna, eram primos e de vovó Anna Rita de Holanda Cavalcanti, e o brasão da família Holanda Cavalcanti e Gonçalves da Rocha, se conhece muita gente com esse apilidio Suassuna, e não tem nada com o mesmo!!!

    ResponderExcluir
  7. Meu último comentário a vocês, perdi a credibilidade!!! Tem erros gravíssimos envolvendo nomes, pessoas etc e tal, quando se escreve é preciso saber das coisas e postar fatos verídicos!!! E cismaram agora qui Ariano é parente de tio Henrique( Barão de Suassuna ) não tem parentesco algum com a família, tudo ou quase tudo escrito tá errado, tá faltando cultura é o qui parece, quantas irmãs o Barão tinha, qui ano morreu, onde morava quando vinha ao Recife, eu sei de tudo até a interdição do mesmo!!! E vocês misturam tudo, não respeitam o passado, presente e futuro. O livro qui vou lançar no Gabinete Português de leitura ou no chevrolet hall, conta toda a verdadeira história de vovó Anna Rita de Holanda avalcanti e seu irmão o Barão de Suassuna ( tio Henrique ) quem sabe após o livro vocês aprendam um pouco da história de Escada, sobre os Holanda Cavalcanti e Gonçalves da Rocha!!!

    ResponderExcluir
  8. Meu último comentário a vocês, perdi a credibilidade!!! Tem erros gravíssimos envolvendo nomes, pessoas etc e tal, quando se escreve é preciso saber das coisas e postar fatos verídicos!!! E cismaram agora qui Ariano é parente de tio Henrique( Barão de Suassuna ) não tem parentesco algum com a família, tudo ou quase tudo escrito tá errado, tá faltando cultura é o qui parece, quantas irmãs o Barão tinha, qui ano morreu, onde morava quando vinha ao Recife, eu sei de tudo até a interdição do mesmo!!! E vocês misturam tudo, não respeitam o passado, presente e futuro. O livro qui vou lançar no Gabinete Português de leitura ou no chevrolet hall, conta toda a verdadeira história de vovó Anna Rita de Holanda avalcanti e seu irmão o Barão de Suassuna ( tio Henrique ) quem sabe após o livro vocês aprendam um pouco da história de Escada, sobre os Holanda Cavalcanti e Gonçalves da Rocha!!!

    ResponderExcluir
  9. Meu último comentário a vocês, perdi a credibilidade!!! Tem erros gravíssimos envolvendo nomes, pessoas etc e tal, quando se escreve é preciso saber das coisas e postar fatos verídicos!!! E cismaram agora qui Ariano é parente de tio Henrique( Barão de Suassuna ) não tem parentesco algum com a família, tudo ou quase tudo escrito tá errado, tá faltando cultura é o qui parece, quantas irmãs o Barão tinha, qui ano morreu, onde morava quando vinha ao Recife, eu sei de tudo até a interdição do mesmo!!! E vocês misturam tudo, não respeitam o passado, presente e futuro. O livro qui vou lançar no Gabinete Português de leitura ou no chevrolet hall, conta toda a verdadeira história de vovó Anna Rita de Holanda avalcanti e seu irmão o Barão de Suassuna ( tio Henrique ) quem sabe após o livro vocês aprendam um pouco da história de Escada, sobre os Holanda Cavalcanti e Gonçalves da Rocha!!!

    ResponderExcluir
  10. Bom dia! Tenho site de familia, onde infinitos ramos foram agregados. Entre tantos o ramo Holanda Cavalcanti de Albuquerque. Nas pesquisas, encontrei a Revista genealógica latina, Volumes 8-11, e na pág. 29 consta o 1º Visconde de Suassuna como filho do Capitão Mor, Francisco de Paula Cavalcanti de Albuquerque (filho de Capitão Mor do Rio Grande do Norte, Cel. Francisco Xavier Cavalcanti de Albuquerque e de ?) e Maria Rita de Albuquerque Mello. O nome da mulher de Francisco Xavier eu encontrei.. é Filipa Cavalcanti de Albuquerque. Dá para colocar Anna Rita de Holanda Cavalcanti, como irmã caçula do 2.º Barão de Suassuna Henrique, e como meia-prima do 1.º Barão de Suassuna, o que não coincide é o nome do pai citado coronel Antônio de Holanda Cavalcanti, mais conhecido como (Barão de Mameluco). Alguem sabe um site que comprove essas informações...continuo pesquisando e estudo as genealogias.. Meu site está se aproximando de 50.000 pessoas já digitada...e voltei no passado em alguns ramos ao aos anos 500-600 a presente data.

    ResponderExcluir
  11. Só os dá família sabem a verdade, visto qui os mais velhos já se foram mas dizer qui o Barão de Mameluco não é o pai do Barão de Suassuna e vovó anna rita??? só pesquisadores qui nunca tiveram acesso a família e nunca terão.kk kkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir