Este blog tem como objetivo principal, resgatar a história cultural de Escada. Enfatizando os prédios antigos, as casas-grandes e monumentos históricos ainda existente em nossa cidade. Nossa cidade está repleta de histórias e motivos para ser admirada, mas principalmente valorizada por todos nós!!
terça-feira, 20 de março de 2012
Engenho Frexeiras
Para chegar a este belo engenho, o acesso é feito pela BR-101 Sul até o entroncamento com a PE-63, ambas em bom estado de conservação. Após 5 Km, logo após o Distrito de Frexeiras, segue a direita por estrada vicinal em estado regular de conservação. No percurso o canavial ladeia a estreita estrada de barro. Logo adiante avistamos a capela do engenho, cuja padroeira é nossa Senhora de Lourdes. A capela tem um estilo de construção eclético. Seu formato único em forma de cruz, com bandeiras em ogivas neogóticos, vãos abertos e arqueados. A mesma foi construída no topo de uma colina, e em seu entorno existe gramíneas e palmeiras.
Seguindo em frente, várias casas de moradores são avistadas no percurso. Atravessamos uma ponte em alvenaria e madeira sobre o rio Ipojuca que passa imponente pelo engenho com suas corredeiras, sendo um bom local para pesca. Margeando o rio, chegamos à casa grande, uma das mais bonitas e conservadas da região. Em estilo Chalé, a mesma data, provavelmente, do fim do século XIX, assim como a capela. Seu telhado em duas águas é mais alto e independente do que o alpendre. O telhado principal é protegido por uma platibanda recortada, adornada por um brasão ao centro e por quatro pinhas ao alto. Seu alpendre possui colunas de ferros. Assim com o seu guarda corpos. Em seus arredores, fruteiras, flores silvestres, gramíneas, palmeiras e construções de menor porte.
Livro: Escada Riqueza de Pernambuco.
Autor: José Luis Minduca.
(*) Barão de Frexeiras foi Antonio dos Santos Pontual.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
ponha em seu blog uma aplicativo que tem na área de membro do bloggeer como te seguir por email muito bom ok
ResponderExcluirEu nasci e mim criei nesse belo eng. mas, agora está tudo diferente. acabou se os bons tempos.
ResponderExcluirele tinha mais dinheiro na época para ser chamado de barão
ResponderExcluirEu nao entendi nada
ResponderExcluirAcabou a Beleza do lugar
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMeu avô José Alves era daí, Filho do também chamado José Alves Santana.
ResponderExcluirolá Sr Welber, minha avó era MARIA OLÍMPIA ALVES, será que seu avô é da família? meu telefone 81 996146673
ResponderExcluir