Este blog tem como objetivo principal, resgatar a história cultural de Escada. Enfatizando os prédios antigos, as casas-grandes e monumentos históricos ainda existente em nossa cidade. Nossa cidade está repleta de histórias e motivos para ser admirada, mas principalmente valorizada por todos nós!!
quarta-feira, 9 de novembro de 2011
Usina Massauassu
Situa-se às margens da Rodovia-PE 45 distante 87,5 KM da sede do município de Escada.
Foi fundada em 1890, nas terras do senhor de engenho Marcionilo da Silveira lins, daí ter sido registrada, inicialmente como Silveira Lins e filhos. 24 anos depois da sua inauguração, Zenóbio Marques da Silveira Lins, filho mais novo do Sr. Marcionilo, passou a Usina para o Sr. José Henrique Carneiro da Cunha, que entre 1916 e 1917 associou-se ao seu cunhado Oscar Amorim e ao seu irmão Oscar Barardo Carneiro da Cunha.
Em 1929, a sociedade já tinha se desfeito. Apenas José Henrique Carneiro da Cunha continuava sendo proprietário nesta época. A usina possuía 09 propriedades agrícolas, que produziam 50.000 toneladas de cana por ano. Sua capacidade de produção diária era de 7.000 litros de álcool, e 500 toneladas de cana. Em época de moagem chegavam a trabalhar uma média de 150 funcionários, e era permanentemente proibida a contratação de estrangeiros bem como mulheres e menores de 18 anos.
Possuía uma via férrea com 60 km de extensão, 3 locomotivas e 84 carros vagões. Mantinha duas escolas em atividades com uma média de 60 crianças matriculadas.
Em 1987, ano em que foi desativada, chegou a produzir 569.220 sacos de açúcar de 50 kg cada.
Hoje, pertence ao espólio do Sr. Rui Carneiro da Cunha. O povoado se desenvolveu assim como seu pequeno comércio, formado por antigos trabalhadores .
Destaca-se no povoado a antiga casa-grande em 1833, embora na fachada se aviste a data de 1926. A mesma encontra-se em péssimo estado de conservação. E, a igreja dedicada a N. Sra. do Carmo, construída no início do século XX, com características eclética, possuindo uma torre central encimada por uma cruz de ferro.
Livro: Escada, Riqueza de Pernambuco
Autor: Luís Minduca
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Muito interessantes estes resgates, trazendo-nos de volta tempos tão remotos que somente através da história podemos conhecer.
ResponderExcluirBoa tarde
ResponderExcluirGente meu pai nasceu em ESCADA , no entanto mas de 28 anos que nao volta.
Ele fala muito desta usina que infelizmente meu avo se matou,quando ele era muito pequeno.
Gostaria de saber se tem algum tio..primo por la..ainda .
E mas fotos para mostrar pra ele.
meu avo se chamava JOÃO VICENTE FERREIRA.
Aguardo noticias.
Belo Blog.
Olá.Eu também vivi uma história parecida com a sua,então resolvemos junto com os meus irmão fazer um passeio e levar o nosso pai para rever aqueles lugares,foi a melhor coisa que fizemos,lá ele ainda encontrou muitos filhos de conhecidos.É possível que vc encontre muitos de sua parentela por lá.
ResponderExcluirTirei uma fotos mês passado desta tal igreja e pesquisei muito e só agora encontro algo sobre ela. Gostaria de poder compartilhar a foto, esta no meu instagram instagram.com/tamynuness ou me envia email que também tirei a foto desta tal casa grande que fica ao lado da igreja. Tamara_nunes@hotmail.com a propósito, a igreja agora é cor de rosa.
ResponderExcluirhoje eu moro quase na potaria da usina que só restou terreno que virou um grande bairro a usina ficou na historia hoje aqui tem cerca de 5.000 habitantes!
ResponderExcluirhoje eu moro quase na potaria da usina que só restou terreno que virou um grande bairro a usina ficou na historia hoje aqui tem cerca de 5.000 habitantes!
ResponderExcluirEssa usina faz parte de minha historia Meus pais que tempo bom hoje so resta escombros e abandono
ResponderExcluirEstou a procura de família de José Miguel irmão se Sebastião Miguel, sou filho e tenho primos por ai me ajude a encontrar. Quero conheci o Dezinho
ResponderExcluireu moro na usina massauassu vç jé encontrou seus familiares???
ExcluirMeu pai minha mãe mora ai lugar mais lindo p mim sai daí com 12 anos brincava muito fui tão feliz meu pai trabalhava na usina eu moro em SP meus irmãos mora em Recife mais nos ama esse luga
ExcluirTenho varios primos,sou da família dos Dionísio!
ExcluirSítio das Limeiras
ExcluirOi Andre meu nome e Mirelly Nunes Pimentel não conheci meu pai minha mae disse que ele e dai mora junto com toda sua família ai ele se chama Ednaldo Andrade Pimentel queria muito ter noticia dele caso vc tenha disponibilidade ficaria muito grata (79) 99992-2498 Email : mirellyhidrofio@hotmail.com esse email em que estou enviando essa mensagem e da minha irmao
ResponderExcluirIo mi adisona 19)987294003
Excluiro nome da minha mãe e Marly Nunes dos santos mora em sobradinho Bahia
ResponderExcluirOi Andre meu nome e Mirelly Nunes Pimentel não conheci meu pai minha mae disse que ele e dai mora junto com toda sua família ai ele se chama Ednaldo Andrade Pimentel queria muito ter noticia dele caso vc tenha disponibilidade ficaria muito grata (79) 99992-2498 Email : mirellyhidrofio@hotmail.com esse email em que estou enviando essa mensagem e da minha irmao
ResponderExcluirQuero encontrar uma irmã chamada fofa. meu pai aprova que você e filha dele hoje ele que ti encontrar ele tem 82anos.ele.tem.um.filho.ai...tambem.meumtelefone e 11 40445485.chamo Fátima
ResponderExcluirConheço essa fofa ela mora na tomada né isso
ExcluirEu também nasci aí na usina meu pai deixou um amigo morando na nossa casa e viemos para o Recife para meus irmãos trabalhar pós a usina havia fixado quando nos voltamos não tínhamos mas casa até hoje não consigo comprar uma casa lá , obrigado
ResponderExcluirBom dia gente minha amiga adjane queiroz procura familiares o pai dela conta que o pai dele morou ai fas 50 anos atrás mais ele fala que tem irmãos ai mas ele conta que os irmão dele moravam em escada é ele tem muita vontade de conhecê eles o pai de edjane se chama pedro queiroz mora em barreiros pé e ele fala que foi crido por o dono do engenho
ResponderExcluirOii meu sogro era dessa cidade de escada já trabalhou nessa usina a família dele era daí de escada e a muito tempo ele não ver a família dele ele queria encontra puxador ajuda nois meu sogro todo dia chora por causa da família dele ele morava em escada nome da mãe dele chamavaliação Maria José da Silva nome do pai juze amaro da Silva conhecido como caboco ele fala que tem um irmão chamado Antônio caboco Mario caboco ele disse que esse Mario e o caçula pufavor ajuda nois nome do meu sogro chama manoel amaro da Silva ele falou que os irmãos dele chamava ele de neco meu sogro tem 78 anos ele queria encontra a família dele nois ajuda ele saio daí de escada ele tinha 18 anos e nunca mais voltou meu zap esse 18991502361 número do telefone de casa 18997148952 meu imeio
ResponderExcluirolá procuro um homem chamado Aurino severino de melo fideliz quê trabalhou ai na usina massauasú por muito tempo.todo mundo conhecia ele pelo apelido de NEN.pessoal ele é meu pai que nao a vejo a mais de 30 anos hoje tenho 36 anos e nunca conheci meu pai.e a ultima noticia e que ele trabalhava ai e que depois se juntou com 4 amigos e colocou a usina na justiça pra receber todos os seus direitos por tempo de trabalho. mas ele nunca mais apareceu.me ajudem por favor se alguém conhecê-lo.ligue para o numero 081984709899. desisperada a procura do meu pai pessoal ele morava em escada na epoca.
ResponderExcluirTambém gostaria de ter notícias de famílias minhas aí de Escada. Cícero Luiz da Silva. Filho de Luiz Teotônio.
ResponderExcluirAcho que ele era da Subestação
ENGENHO NORUEGA. ALGO ASSIM.
Trabalhei nessa usina de 88 até 92 meu pai si aposentou nela Egídio luiz
ResponderExcluir