Este blog tem como objetivo principal, resgatar a história cultural de Escada. Enfatizando os prédios antigos, as casas-grandes e monumentos históricos ainda existente em nossa cidade. Nossa cidade está repleta de histórias e motivos para ser admirada, mas principalmente valorizada por todos nós!!
sexta-feira, 6 de agosto de 2010
Manoel Bandeira
Naceu em Escada , mais precisamente no engenho limoeirinho no dia 02 de maio de 1900 . Homônimo do enscritor e poeta MANOEL BANDEIRA , tambem pernambucano , para diferenciar do mesmo , assinava M. Bandeira logo cedo foi morar em Recife , onde em seus trabalhos são evidentes em seus traços Escadenses . Sobre se ele costumava falar " NÃO TIVE MESTRES " .
Começou a pintar aos 12 anos , no liceu de artes e oficil no Recife . Como tecnica , gostava do bico-de-pena e tinta nanquim .
O poeta Manoel Bandeira , fã confesso dos trabalhos do pintor Manoel Bandeira , escreveu sobre ele uma vez no Jonar Diário de Pernambuco , pintou tambem varios municipios como : Recife , Olinda , Goiana , Ribeirão , Palmares , Goiania , Abreu e Lima ,Camaragibe , São lourenço da mata , Paulista , Jaboatão em bico-de-pena , desenhou : as ruinas do forte de Gaibú , a matriz de Boa Vista ,o forte de Pau Amarelo , o palacio Episcopau de Olinda , o convento do Carmo , o mosteira de São Bento e o seminario de Olinda .
Manoel Bandeira faleceu aos 64 anos , em plena revoluçao de 1964 , precisamente no dia 3 de março , poucose falou de sua morte devido ao Golpe Militar que era noticia constante da epoca . O arquivo Publico do Estado publicou sua obra 3 anos apos sua morte a pedido do antropólogo Waldemar Valente , o Governo do Estado de Pernambuco , fez uma homenagem ao pintor Manoel Bandeira colocando seu nome a uma escola e a uma rua na cidade do Recife .
Autor: José Luís Minduca
Livro : ESCADA Riqueza de Pernambuco
Assinar:
Postagens (Atom)