Páginas

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Prédio do Cine Theatro Visconde de Utinga.


Visconde de Utinga
 



          Situa-se á Rua Visconde de Utinga, esquina com a Rua Samuel Campelo, foi construido no ano de 1934.É um dos prédios de valor cultural do Municipio. Nele foi afixada uma placa em homenagem a Samuel Campelo, pelo Dr.Carlos Pereira da Costa, em 1946, quando prefeito, com os seguintes dizeres "Samuel Campelo - O escadense jornalista e comediógrafo foi um grande animador do Teatro pernambucano. Fundou o Grupo GenteNossa, Escola de A tores e Autores do Recife Nasceu em 12 de outubro de 1889 e faleceu a 10 de janeiro de 1939.
Autor:José Luis Minduca.
Livro:Escada Riqueza de Pernambuco

Prédio da Biblioteca Pública



          Construída no início do século XX. Sua fachada possui adornos em alto relevo na parte superior. Possui janelões frontais com cercaduras, e um portão lateral. Os alpendres laterais são apoiados em canos de ferro. Seu telhado é em duas águas. Seu estado de conservação é bom. Localiza-se na Rua Barão de Jundiá,nº158, tambem conhecida como ladeira dos Mariquitos no centro da cidade. Esta rua foi um dos primeiros locais a serem habitados pelos índios Tabajaras e Mariquitos, que se localizavam em duas áreas do território, ligadas por degraus feitos de barros.

Autor:José Luis Minduca.
Livro:Escada Riqueza de Pernambuco

Casa Nº52 da Matriz




             Atualmente a casa foi totalmente restaurada. Sua fachada ainda tem características do seu estilo original, apesar de alguams mudanças. Possui dois planos com janelas em forma de arcos com cercaduras, e uam porta em forma de arcos também com cercadura. E acima, em alto relevo, a data de 1897, ano de sua construção. Situa-se próxima a Igreja Matriz da cidade, e hoje abriga uma agência da Caixa Econômica Federal. Seu estado de conservação é muito bom.
Autor:José Luis Minduca.
Livro:Escada Riqueza de Pernambuco

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Escada.











                 Localizada no Centro da Cidade, mais precisamente na Rua da Matriz, Foi reconstruída no ano de 1874, pelo Frei Caetano de Messina Sobrinho. Sua fachada atual possui 05 grandes portas de entrada, sendo a central maior e quatro laterais. Destas, 03 são acessadas pelo terraço de frente da Matriz, cercada por um gradil de ferro. Todas as portas vergas retas possuem cercaduras e cornijas. ossui óculos com vitral nas 03 portas centrais na parte superior da fachada. Existem duas torres, sendo que numa delas encontra-se os sinos que repicam todos os dias.Ambas possuem no alto, uma cruz de ferro, em base de alvenaria.No interior, um altar-mor e dois laterais, com as imagens de Nossa Senhora da Escada, padroeira da cidade. Na lateral direita uma imagem Sant'ana e na lateral esquerda,uma imagem de Jesus Ressuscitado. Na nave central, com guarda-corpos e lambrequins de madeira, existem dois púlpitos. Há ainda um nicho com a imagem primitiva de Nossa Senhora da Escada, que fôra encontrada pelos índios. Do lado de fora, no lado esquerdo há outro nicgo com uma imagem de Nossa Senhora em seu entorno existem casas residencias. O estado de conservação é muito bom. Sua arquitetura foi um projeto do Frei Francisco Vicenzi, o mesmo que projetou a Igreja da Penha, no Recife. As visitas podem ser feitas em dias de missas; ou mediante solicitação prévia.
Autor:José Luis Minduca.
Livro:Escada Riqueza de Pernambuco

Casa de Nº51 da Rua da Matriz





        Construída no início do século XX, situa-se próxima a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Escada. Foi edificada em dois pavimentos, sendo o térreo com uma porta e duas janelas com cercaduras. A fachada superior apresenta 3 portas com cercaduras, adornadas por cornijas e guardas-corpos de ferro, apresenta também, adornos bem detalhados no alto da fachada. É bom o seu estado de conservação. Esta casa servia para veraneio da Baronesa de Suassuana. Hoje, após demolição das paredes internas, serve como salão de eventos da paróquia.


Autor:José Luis Minduca.
Livro:Escada Riqueza de Pernambuco